Módulo VI – Projeto Sensores – Atividade 1 – Meire Cunha

casa11

Olá turma,

Problema 1:

Quando o professor Lúcio Teles nos apresentou esse e outro vídeo parecido, naquela época, início de 2012, achamos tudo muito incrível, mas distante de nós. No entanto, se formos observar, vários recursos já estão sendo utilizados. Hoje, já temos carros que possuem um sistema de escurecimento dos vidros nos mesmos moldes das famosas Lentes Transition, iguais às cortinas de vidro da casa e as janelas com escurecimento eletrônico dos Boeing 787.

Atualmente contamos com televisores com telas curvas com touch e acesso à internet (as smarTVs). Os cooktops estão cada vez mais modernos e já existem o por indução. As geladeiras mais modernas, ao custo de, aproximadamente, 30 mil reais, já contam com sensores super modernos na porta que marcam temperatura, programas e estoques de alimentos. Já desfilam pelas ruas carros com computadores de bordo, GPS e até carros elétricos. Além disso, contamos com provadores eletrônicos no qual o usuário pode “experimentar”, virtualmente, uma roupa <http://sovirtual-fashiondepot.blogspot.com.br/2012_12_01_archive.html>

Problema 2:

Um robô autônomo necessita de sensores e atuadores para interagir com o meio ambiente. Baseado nos sensores e atuadores o robô deve interpretar os sinais provenientes dos sensores para tomada de decisão. A seguir serão apresentados os tipos mais comuns de sensores e atuadores.  Os sensores são transdutores, ou seja, conversores de grandezas físicas em sinais elétricos correspondentes. Tipos de Sensores: – Bússola; – Sistema de GPS (Global Positioning System) – Sistemas Inerciais (Acelerômetros, Giroscópio) – Sistema de Visão; Câmeras de Vídeo.

Os atuadores são componentes que realizam a conversão da energia elétrica, hidráulica, pneumática em energia mecânica. Exemplos: LEDs e sinalizadores sonoros, cilindros hidráulicos e motores. Efetuador é o elemento de ligação entre o robô e o meio que o cerca. Pode ser do tipo garra ou ferramenta. O principal escopo de uma garra é pegar um determinado objeto, transportá-lo a uma posição pré-estabelecida e após alcançar tal posição, soltá-lo. A ferramenta tem como função realizar uma ação ou trabalho sobre uma peça, sem necessariamente manipulá-la. Exemplo: maçarico, pistola de pintura e porta-eletrodo.

Um sistema embarcado (ou sistema embutido) é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Exemplos: – MP3 players,  Impressoras, Equipamentos de rede. Um microcomputador é uma máquina eletrônica capaz de manipular informações. As partes básicas de um microcomputador são: Monitor (Vídeo), Teclado/Mouse, Gabinete – Placa mãe, UCP (microprocessador), Memórias (ram e rom), Disk Drives, Disco Rígido (winchester) etc. Exemplos: Celeron® Processor: Pentium® III Processor: Intel® Xeon™ Processor.

Fontes consultadas:

http://automacaoerobotica.blogspot.com.br/2012/07/sensores-e-atuadores-aplicados-robotica.html
http://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/engenhariaeletrica/aula-5—sensor-25-04-2013b.pdf
http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/mic_pag8.htm
http://www.embarc.com.br/p1600.aspx

Há-braços,
Meire Cunha

Deixe um comentário